As 5 melhores formas de promover online o seu evento

Weventual > Blog  > Gestão de eventos  > As 5 melhores formas de promover online o seu evento
promover eventos online

As 5 melhores formas de promover online o seu evento

Como promover o seu evento de forma eficaz? Não há uma fórmula mágica, mas existem algumas ferramentas que ajudam a divulgar o seu evento e não exigem um orçamento elevado.

 

A organização de um evento é uma tarefa complexa: tudo começa muito antes de o poder anunciar ao mundo. São semanas de trabalho para a escolha do tema, local, oradores, entre outras tarefas. Além da importância da logística do evento, é fundamental divulgá-lo. Se a organização não for eficiente a promover o seu evento, é inevitável que o número de inscrições seja reduzido.

 

Mas não é preciso entrar em pânico! Atualmente há muitas formas de fazer com que o seu evento seja notado, nomeadamente através do meio digital. A vantagem do meio online é que, ao contrário das formas de promoção tradicionais, é possível fazer inúmeras iniciativas, mesmo com um orçamento baixo.

 

Siga as nossas dicas para promover o seu evento utilizando o meio online e consiga o reconhecimento do seu público-alvo. Quer saber quais as 5 melhores formas de promover online o seu evento?

 

1. O poder do e-mail

 

As campanhas de e-mail podem ter um efeito muito efetivo (e expressivo) no número de participantes no seu evento. Repare que apenas com um clique no botão “Enviar”, pode chegar a centenas de pessoas! Além de poderosas, as campanhas de e-mail são 40 vezes mais eficazes na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou Twitter, segundo um estudo da empresa McKinsey & Co.

 

Já reparou que um e-mail enviado para um contacto, pode transformar-se em muitos mais contactos, porque o remetente o encaminhou para os amigos?

 

Mas, não pense que um e-mail é suficiente! É bem possível que a sua audiência possa não ter disponibilidade para se registar no evento no momento que recebeu o e-mail. Assim, é importante que vá enviando alguns e-mails com informação sobre o evento (por exemplo, quando são confirmados novos oradores). Deste modo, mantém a sua audiência informada, garante tráfego para o site do seu evento e cria fidelização com os participantes efetivos e  potenciais.

 

2. Construa uma presença nas redes sociais

 

As plataformas mais poderosas nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – são ferramentas essenciais para divulgar o seu evento e para integrarem as suas campanhas de marketing digital. Tenha o cuidado de atualizar regularmente as redes sociais e responder aos comentários e questões dos utilizadores – afinal, para que servem estes meios, se não os aproveita para comunicar?

 

Como promover o seu evento a custo zero nas redes sociais? Aqui estão algumas ideias: mude a imagem de capa para uma fotografia de promoção ao evento ou crie uma hastag própria para utilizar em todas as comunicações do evento.

 

3. Torne-se num especialista de SEO

 

É importante que o seu evento tenha um site com a informação atualizada e disponível de forma clara. Além disso, é essencial identificar as palavras mais procuradas pelo público-alvo do seu evento. Depois de os identificar, é só começar a usá-los na descrição do evento e pode ter a certeza que será encontrado por muitos utilizadores num abrir e fechar de olhos.

 

Não se esqueça de incluir links nos conteúdos do site! Os links são muito importantes para o bom posicionamento do site do evento nos motores de pesquisa. Faça links para as páginas pessoais dos oradores, redes sociais e sites dos patrocinadores. Peça às entidades parceiras e oradores que façam links para o site do evento: quando um orador anuncia no seu blog que vai estar presente no seu evento, o ideal é que inclua o link para o seu site.

 

4. Ganhe credibilidade com o social proofing

 

Utilize o social proofing – divulgação de feedback positivo sobre um produto ou evento – para demonstrar a credibilidade do seu evento e/ou da equipa de organização. Pode aproveitar as opiniões de participantes em edições anteriores do evento, estatísticas de participação no evento e tirar partido do testemunho opinion makers que já participaram nos seus eventos.

 

É normal que as pessoas se interessem mais pelo seu evento, sabendo que outras pessoas já participaram nele e o que ficaram satisfeitas. O social proofing ajuda a transmitir a confiança necessária para que participantes potenciais  se transformem em participantes efetivos.

 

5. Utilize o Facebook para a venda de bilhetes

 

Já falámos da importância das redes sociais para a divulgação do seu evento. E se for possível juntar o potencial da divulgação à venda de bilhetes para o seu evento?

 

Se utilizar um sistema de gestão de inscrições que permite a integração do formulário de inscrições em sites e redes sociais poderá criar facilmente uma área no Facebook que permite a recolha de inscrições sem que seja necessário os utilizadores abandonar esta rede social para se inscreverem no evento.

 

Assim, poderá vender inscrições de forma simples e rápida através de uma das plataformas mais populares no mundo. Este será um ponto extra para a divulgação do seu evento e aumentar vendas!

 

Atualmente, não há desvantagens na utilização do meio digital para promover um evento. Basta colocar em prática estas sugestões para aumentar o reconhecimento, o número de inscrições e o engajamento com o seu público-alvo.

 

Costuma promover os seus eventos através do meio online? Que outras estratégias utiliza? Para partilhar os seus truques utilize a caixa de comentários.

 

 

Sem comentários.

Escreva o seu comentário

Comment
Nome
Email
Site