A importância da segurança nos pagamentos online

Weventual > Blog  > Gestão de eventos  > A importância da segurança nos pagamentos online
pagamentos online

 

Vender bilhetes através do meio online é uma mais-valia para o sucesso do seu evento: os bilhetes estão disponíveis para compra a qualquer dia, hora e local.

 

É fácil vender bilhetes online? Depende. Se a organização optar por dedicar uma área do site do evento para a venda de bilhetes vai precisar de esperar algum tempo até ao sistema estar pronto (e nem estamos a mencionar os custos elevados de construir uma plataforma de pagamentos).

 

Como é importante iniciar a venda de bilhetes com alguma antecedência em relação à data do evento, é mais rápido disponibilizar os seus bilhetes online se utilizar um sistema de gestão de inscrições com integração de pagamentos. Estes sistemas permitem a personalização dos formulários de inscrição e também dos métodos de pagamento disponíveis.

 

Quando falamos em pagamentos online é importante garantir a segurança da informação disponibilizada pelos participantes. É essencial criar meios de pagamento pouco complexos e que não suscitem dúvidas nos participantes.

 

Na realidade, o número de portugueses que habitualmente faz compras online tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2014, cerca de 2,7 milhões de portugueses fez compras online, de acordo com o estudo Economia Digital em Portugal 2009-2020.

 

Multibanco ganha nas preferências dos portugueses

 

De acordo com o estudo Economia Digital em Portugal 2009-2020, a referência multibanco é o método de pagamento preferido pelos portugueses. É um meio utilizado por todos os portugueses, por isso é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha utilizado um multibanco.

 

Quando se utiliza a referência multibanco na inscrição do evento, o pagamento processa-se em duas fases: primeiro, o participante recebe a referência após submissão dos dados da inscrição, depois poderá pagar o valor da inscrição na rede de caixas multibanco ou através de homebanking. A confirmação do pagamento é automática e assim que este for processado, o utilizador recebe um e-mail com a confirmação da inscrição.

 

O multibanco é uma boa opção para os participantes portugueses, mas se o seu evento receber pessoas que residem no estrangeiro? A referência multibanco tem a desvantagem de não ser universal, mas há algumas opções de pagamento que o são.

 

A importância de disponibilizar um meio de pagamento universal

 

O Paypal é um dos meios de pagamento online mais difundidos em todo o mundo. Depois de começar a ser utilizado no Ebay – plataforma online de leilões – milhões de sites começaram a aceitar o Paypal como método de pagamento.

 

No final do processo de preenchimento do formulário de inscrição, o sistema de gestão de inscrições disponibiliza o método de pagamento Paypal. Para fazer o pagamento, basta que o participante insira os seus dados da sua conta Paypal (se não tiver conta, pode rapidamente criar uma) e aguardar pela confirmação do pagamento (que demora poucos minutos).

 

O  Paypal tem também a vantagem de manter a informação do cartão de crédito privada, por isso é bastante seguro contra possíveis ataques aos dados pessoais dos participantes. Em abril de 2016, o número de contas ativas no Paypal era de 184 milhões e em 2015 foram processados 4.9 biliões de pagamentos.

 

Um fator a ter em conta!

 

A utilização destes métodos de pagamento e a sua associação automática à inscrição só é possível através da utilização de um sistema de gestão de inscrições. Ainda que a organização do evento possa criar protocolos com os serviços de pagamento online, a verdade é que isso não é suficiente para associar um pagamento à inscrição de forma automática.

 

Gerir as inscrições e pagamentos de forma manual não é viável, porque exige uma equipa dedicada à confirmação de pagamentos e ao cruzamento de dados dos participantes. Deste modo, a utilização de um sistema de gestão de inscrições que disponibiliza automaticamente meios de pagamento online é a opção mais acertada.

 

 

Sem comentários.

Escreva o seu comentário

Comment
Nome
Email
Site